PERNAMBUCO: CHUVAS FORTES JÁ MATARAM, AO MENOS, 91 PESSOAS

 

Vítimas se concentram nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Mais de 5 mil pessoas estão desabrigadas. APAC alerta que, entre a noite desta segunda e a madrugada desta terça, existe a possibilidade de pancadas de chuvas de intensidade moderada (Reprodução/ Internet)

Esta notícia é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui


As fortes chuvas que atingem o estado de Pernambuco desde quarta-feira, sobretudo a Região Metropolitana do Recife e a Zona da Mata, já vitimaram 91 pessoas, de acordo com a mais recente atualização disponibilizada pelo Governo do Estado, na manhã desta segunda-feira.

Já são 5 mil desabrigados e 26 pessoas desaparecidas nos deslizamentos de terra que ocorreram por causa dos altos volumes de chuva. Existem, ao menos, sete bairros no Recife, Jaboatão dos Guararapes e Paulista onde os agentes da Defesa Civil, bombeiros, militares do Exército e demais forças de segurança estão atuando intensamente na busca por desaparecidos e assistência aos desalojados. Estes locais foram afetados por deslizamentos.

O Presidente Jair Bolsonaro sobrevoou na manhã desta segunda alguns locais atingidos pelas chuvas  no Grande Recife, lamentou pelas perdas e comentou a respeito da ausência do governador Paulo Câmara em uma coletiva com ministros após o sobrevoo:

"Em todos os momentos que os governadores nos procuraram, ou prefeitos, nós atendemos. Eu acho que faltou iniciativa da parte dele também. Aqui ninguém está proibido de comparecer nesse local, nesse momento. Foi amplamente divulgado pela mídia de vocês, parabéns, da nossa presença aqui. E isso tudo aconteceu no sábado e domingo. Se o governador estava fazendo outra coisa, eu não sei. E talvez ache melhor não estar presente aqui".

Bolsonaro disse que não iria politizar a questão, mas disse também que o momento para o governador era de "arregaçar as mangas e vir trabalhar, de fato, para o seu povo". Eis a transcrição de sua fala, na íntegra:

"E não fazer política em cima da desgraça de alguns, como infelizmente aconteceu, que perderam parentes. E eles não querem saber de quem vai votar esse ano, seja pra qual cargo for. É vir atrás, arregaçar as mangas e dizer que está realmente empenhado em defender e minorar o sacrifício e as dores do seu povo".

O governador Paulo Câmara, que havia dito ontem não ter recebido nenhum aviso da vinda do Presidente Jair Bolsonaro a Pernambuco, informou que não comentaria o que, segundo ele, seria um "ato político" e que seu foco está no atendimento à população e no apoio aos municípios.

Essa citação da questão política se deve ao fato de Paulo Câmara ter declarado apoio ao ex-presidente Lula (PT) e lançar Danilo Cabral (PSB) como pré-candidato ao Governo de Pernambuco. Bolsonaro apoia Anderson Ferreira (PL), prefeito de Jaboatão dos Guararapes, à sucessão de Câmara no Palácio do Campo das Princesas em outubro.

Devido às fortes chuvas, o prefeito do Recife, João Campos (PSB) anunciou a suspensão das festividades de São João na capital, que seriam realizadas no mês que vem. Segundo ele, todo o dinheiro que seria gasto no evento, cerca de R$15 milhões, será usado para ações de amparo às vítimas das chuvas. Os prefeitos de Paulista, na Região Metropolitana, Vicência e Paudalho, na Mata Norte, também cancelaram as festividades juninas que fariam em seus respectivos municípios.


A CHUVA NOS PRÓXIMOS DIAS

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) emitiu um aviso meteorológico alertando para o estado de observação na Região Metropolitana do Recife, Mata Sul e Mata Norte do estado. Segundo a previsão da APAC, que vale até às 11:37 da noite de amanhã (31 de maio), existe a possibilidade de pancadas de chuvas de intensidade moderada entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã, com redução gradual dos acumulados de chuva.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas irão persistir na Região Nordeste, pelo menos, até quinta-feira (02 de junho). O leste de Pernambuco, além do leste e agreste de Alagoas e também o litoral norte de Sergipe terão chuvas intensas. Na quarta, toda a faixa leste da Região Nordeste terá chuva fraca a moderada, se intensificando na quinta-feira, principalmente no leste pernambucano e paraibano.

O Podcast Cafezinho continuará acompanhando a situação das chuvas em Pernambuco e, a qualqer momento, pode trazer atualizações em seu site e demais perfis oficiais.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem