ESPECIAL: CURIOSIDADES SOBRE O DIA NACIONAL DO CAFÉ

 


Esta reportagem especial é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui


Hoje, 24 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Café aqui no Brasil e, por razões bem mais que óbvias, o Podcast Cafezinho traz em seu site uma reportagem especial com curiosidades a respeito da bebida, e da data:

- A data comemorativa foi instituída em 2005 pela Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), em alusão ao início das colheitas nas maiores regiões produtoras do grão no país.

- Existe também o Dia Internacional do Café: este é comemorado em 14 de abril.

- Nosso país é o maior produtor e exportador de café do mundo, sendo responsável por 1/3 de todo o café consumido no planeta. Essa liderança é nossa há, pelo menos, 150 anos. Existem estimativas de que, na safra 2022/2023, o Brasil produza mais de 61 milhões de sacas de café, uma produção ligeiramente menor que a recorde de 2020 (com 63 milhões de sacas).

- Somos também o segundo maior consumidor de café do planeta, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Foram 21,5 milhões de sacas de 60kg consumidas em 2021, mesmo com a alta nos preços do dólar (para a venda das sacas ao exterior) e do próprio produto vendido no mercado interno. Em média, cada brasileiro consome 4,8 kg de café por ano.

- A produção cafeeira rende cerca de R$ 34,5 bilhões, sendo a sétima mais lucrativa da agropecuária brasileira, de acordo com dados da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

- O estado de Minas Gerais é o maior produtor nacional de café, respondendo por 54,3% de todas as sacas produzidas. Em seguida, vem o Espírito Santo (19,7% da produção nacional), São Paulo (9,8%), Bahia (7,5%), Rondônia (4,3%) e Paraná (2,7%).

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem