OPINIÃO: CUTUCARAM O NINHO DE COBRAS

 

Os moradores de Buíque, município do agreste de Pernambuco, foram surpreendidos com uma ação da Polícia Civil na última quarta. Devido às investigações e à repercussão no estado, a então Secretária de Saúde e a Secretária Adjunta foram exoneradas de seus cargos (Reprodução/ Internet)

Esta Coluna de Opinião é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui


Por William Lourenço


O Podcast Cafezinho noticiou, na última quarta-feira, a ação da Polícia Civil de Pernambuco relacionada a uma investigação de peculato e corrupção dentro da Secretaria de Saúde de Buíque, município do agreste do estado. A notícia, claro, gerou imensa repercussão, mas não gerou tanta surpresa para os buiquenses, acostumados há décadas com gestores declaradamente corruptos. Se quiser entender esse caso, o convido para clicar aqui e ler a matéria publicada em nosso site.

Chamou minha atenção a postura da Assessoria de Comunicação da Prefeitura (que eu nem sabia que existia, já que nunca disponibilizou nenhum contato à imprensa em geral e, querendo ou não, faço parte dela): primeiro, se limitando a enviar uma nota de três frases (e somente) à TV Asa Branca, afiliada da TV Globo em Caruaru, dizendo que a ação não envolvia o prefeito, a própria prefeitura nem qualquer secretaria municipal. Isso quando todo mundo já sabia que a Polícia Civil estava cumprindo mandados na Secretaria de Saúde.

Depois, em outra nota, desta vez enviada a conhecidos blogueiros apoiadores da atual gestão, limitou-se a dizer que essas investigações estavam focadas no Fundo Municipal de Saúde. Aí foi que o nome da então secretária municipal Janice Rodrigues foi jogada ao fogo: ela era também a presidente deste fundo, que faz parte da Secretaria Municipal de Saúde. O silêncio destes blogueiros sobre este escândalo (podemos chamar assim), associado às péssimas respostas da Assessoria de Comunicação, fizeram com que essa situação (que já estava desconfortável e vergonhosa) ficasse ainda mais desconfortável e mais vergonhosa para todos os fiéis apoiadores de Arquimedes Valença (MDB) e sua turma, obrigando-o a exonerar Janice e a então Secretária Adjunta, Cristiane Duarte, 24 horas depois da operação policial.

No final do ano passado, eu acompanhei uma prestação de contas da Secretaria de Saúde que ocorreu na Câmara de Vereadores, e tanto a Janice quanto a Cristiane estavam presentes. Ambas não paravam de falar das suas ações na pasta, e de elogiar exageradamente o prefeito (na ocasião, ele havia ido à Brasília receber um prêmio por sua "gestão exemplar"). Clique aqui e leia esta matéria

Desde outubro do ano passado (quando este site entrou no ar aqui pelo Blogger), o Podcast Cafezinho vem publicando reportagens exclusivas com informações sobre processos e investigações abertas e em andamento contra o alto escalão da política buiquense: o Dossiê Ninho de Cobras é um exemplo, tanto que virou o episódio Especial Ninho de Cobras lançado na manhã deste sábado nas plataformas de streaming de áudio (clique aqui e saiba onde você pode nos ouvir). Por termos sido o único veículo de imprensa de Buíque a informar sobre a Operação Anules, tivemos um recorde de visualizações em nosso site para um único dia, além de um aumento nos engajamentos, compartilhamentos e curtidas em nossa página do Facebook.

E, dado o andar da carruagem, eu não queria ser pessimista, mas algo me diz que a Polícia pode voltar a qualquer momento para acordar os buiquenses no susto...

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem