OPINIÃO: SE PIADA RUIM FOR MOTIVO PRA DAR TAPA, TODO MUNDO VAI APANHAR UM DIA... ATÉ VOCÊ!

 

O ator Will Smith e o comediante Chris Rock protagonizaram na noite deste domingo uma das mais deploráveis cenas da história do Oscar (Reprodução/ Internet)

Esta Coluna de Opinião é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui


Por William Lourenço


Leia também: Cafezinho Expresso- As Notícias Mais Importantes deste 28 de Março


O ator Will Smith e o comediante Chris Rock protagonizaram na noite deste domingo uma das mais deploráveis cenas da história do Oscar. Sei que essa frase já foi escrita, mas resolvi repetir pra deixar bem claro na sua cabeça o que foi que aconteceu.

Chris apresentava a premiação quando começou a contar uma piada sobre os casais presentes. Ao chegar na vez de Will e sua esposa Jada, Chris disse que "esperava ver ela em G. I. Jane 2". Esse filme tem como protagonista uma mulher que teve os cabelos raspados. Jada tem alopecia, doença autoimune que provoca a queda de seus cabelos. Após contar a piada, Will se dirigiu ao palco e o deu um tapa. Voltou ao seu posto e passou a xingá-lo. Alguns até pensaram que fosse uma coisa encenada,  dentro do roteiro, mas depois que imagens de bastidores foram exibidas (onde Will parece transtornado e passa a ser amparado pelo ator Denzel Washington), a tensão aumentou. Minutos depois, Will voltou ao palco, mas para receber o Oscar de Melhor Ator pelo seu papel em "King Richard", que conta a história do pai da tenistas americanas Serena e Venus Williams. Em seu discurso de agradecimento, Will pediu desculpas aos colegas presentes e à Academia, mas não a Chris Rock. Agora, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, organizadora do Oscar, vai abrir um processo interno pra apurar o incidente e, a depender do resultado, caberá às autoridades policiais do estado da Califórnia (onde fica a cidade de Los Angeles) decidirem se a agressão é caso para a Justiça.

Sobre a piada, eu vi várias vezes pra chegar a alguma conclusão, e tenho que dizer: pode até ter sido indelicada devido à condição atual da esposa do Will Smith, mas o próprio riu (como as imagens oficiais da transmissão mostraram) e só se posicionou de forma tão agressiva quando viu a esposa emburrada. Foi uma piada ruim, claro, mas é como eu coloquei no título desta Coluna de Opinião: se piada ruim for motivo pra dar tapa, todo mundo vai apanhar um dia... Até você! E, para os padrões de piadas do próprio Chris Rock, foi algo até leve.

A principio, foi difícil levar a cena do tapa a sério porque, e não é segredo pra ninguém, a cerimônia do Oscar tem um roteiro quase fechado. Com exceções dos discursos de agradecimento, quase tudo ali foi escrito e pensado por uma equipe de roteiristas (a TV americana funciona assim). Por mais que a piada ruim tenha parecido ser espontânea, ela teve um roteirista, passou pela avaliação de uma equipe antes de entrar no roteiro... E outra: os americanos têm essa cultura de fazer piadas com temas delicados desde sempre. O próprio stand up comedy, que muitos idiotas quiseram tentar condenar, surgiu lá nos anos 50.

O próprio Will Smith é da área da comédia (despontou mundialmente na TV graças a uma sitcom), e me espantou tamanha panaquice vir da parte dele. Como pessoa pública, com mais de 30 anos de carreira no entretenimento, ele tem que dar o exemplo em seus atos. Quando ele sobe num palco e agride um comediante, independente da piada ou da tal defesa de honra que foi alegada, abre-se um precedente pra que outras pessoas se sintam no direito de fazer o mesmo, com comediantes menos badalados. Imagina se essa moda pega aqui no Brasil, por exemplo, onde a simples menção à palavra comediante ofende mais as pessoas que um homicídio (e olha que eu sou comediante há quase dez anos). Se ofendeu com a piada? Deixa as câmeras desligarem e tome satisfação, reclame com a produção, ou acione seus advogados e processe o cara.

Por conta disso, a sua brilhante atuação como Richard Williams foi simplesmente deixada de lado, todo mundo que for falar da sua participação no Oscar vai remeter mais ao tapa do que ao prêmio que ele ganhou, e ele ainda pode perder o prêmio. O Código de Conduta do Oscar prevê que, confirmada a quebra de conduta pela agressão, Will Smith pode ser obrigado a devolver sua estatueta e, numa medida ainda mais grave, pode ser expulso da Academia e nunca mais participar do Oscar ou qualquer outro prêmio relacionado. Aí eu te pergunto: vai ter adiantado do quê? Tanto o Chris quanto o Will foram completamente infelizes na noite de ontem. E não adianta alegar defesa de honra como justificativa pra agressão, ou querer achincalhar a função do comediante, até porque é pra isso que ele serve: tirar sarro das coisas, zombar, causar riso em ocasiões sérias, provocar. Piada ruim não é motivo pra bater em ninguém.

Agora, o Oscar 2022 (que vinha perdendo cada vez mais audiência pela postura considerada lacradora da Academia) será lembrado unicamente e exclusivamente pela cena acima: de dois grandes atores americanos saindo na mão, e possivelmente um deles ganhando e perdendo seu prêmio no mesmo ano. Lamentável!

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem