NOTA DE ESCLARECIMENTO DO PODCAST CAFEZINHO SOBRE SUA DISTRIBUIÇÃO NA RÚSSIA

 

Essa nota teve de ser emitida após sermos informados, nesta sexta-feira, que o presidente Vladimir Putin sancionou uma Lei Marcial proibindo qualquer menção ao conflito provocado pelo exército russo na Ucrânia. A distribuição dos episódios do Podcast Cafezinho com William Lourenço no streaming na Rússia passou a ser feita pela plataforma Yandex Music desde quinta-feira.

Devido aos mais recentes acontecimentos envolvendo a guerra entre Rússia e Ucrânia, sobretudo uma lei marcial aprovada pelo presidente russo Vladimir Putin nesta sexta-feira, que visa censurar todo e qualquer veículo de imprensa que fale sobre o conflito em território russo, com pena prevista de até quinze anos de prisão, o Podcast Cafezinho com William Lourenço, que passou a ser transmitido no país pela plataforma Yandex Music na última quinta, emite a seguinte nota de esclarecimento.


* O Podcast Cafezinho com William Lourenço continuará divulgando toda e qualquer informação necessária sobre o conflito, independente da Lei Marcial em vigor na Rússia. Por estarmos sediados no Brasil, respondemos unicamente à Constituição Brasileira, que nos garante o direito à liberdade de expressão, à liberdade de imprensa e ao acesso à informação. Além do que, pelos participantes e criadores deste veículo serem cidadãos brasileiros natos, que residem e trabalham em território brasileiro, a possibilidade de extradição à Rússia baseada nesta Lei Marcial é nula.

* A Yandex Music, plataforma distribuidora do Podcast Cafezinho na Rússia, pode suspender a distribuição dos nossos episódios a qualquer momento, se precisar, devido à atual legislação russa vigente. Recorremos a esta plataforma após sermos informados que o Spotify, nosso parceiro de distribuição internacional desde junho do ano passado e dona da Anchor (plataforma usada na produção de nossos episódios), fecharia seu escritório no país na última quinta-feira.

* Até pelo fato de contarmos com outras dezessete plataformas de streaming de áudio que distribuem nosso podcast para mais de 180 países em todos os continentes, alcançando mais de meio bilhão de ouvintes ativos, estamos seguros quanto à continuidade de nosso trabalho, mesmo que na Rússia ele venha a deixar de ser transmitido (o que, até o momento, ainda não aconteceu).

* A Rússia é, sem dúvidas, um país importante para nossa expansão internacional no streaming de áudio. O público potencial nesse país é de 144 milhões de pessoas. E em pouco mais de 48 horas de disponibilidade do nosso catálogo de episódios, o país já se tornou o terceiro com mais ouvintes do Podcast Cafezinho em todo o mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e Brasil. No entanto, não deixaremos de cumprir com nosso compromisso de levar informação, opinião, variedades e entretenimento de forma imparcial, em respeito a todos aqueles que nos acompanham semanalmente há mais de dois anos.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem