Serão 43 vagas para Recenseador e 5 para Agente Censitário Municipal e Supervisor no município do agreste de Pernambuco. Provas serão realizadas no dia 10 de abril (Divulgação/ IBGE) |
Esta notícia é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
O Processo Seletivo para contratação temporária do Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) chega a mais uma nova etapa: a realização das provas objetivas, no dia 10 de abril, em todo o Brasil. Serão 183.021 vagas para Recenseador, 18.420 para Agente Censitário Supervisor (ACS) e 5.450 para Agente Censitário Municipal (ACM), com salários que variam desde a produtividade (no caso do Recenseador, que pode ser calculado clicando aqui) até R$ 2.100 por mês. O contrato terá vigência inicial de 30 dias, com previsão de duração de até três meses, podendo ser prorrogado, a depender do andamento da coleta de informações e na disponibilidade de recursos orçamentários, previstos em mais de R$ 2 bilhões.
Buíque, no agreste de Pernambuco, terá 48 selecionados para trabalhar na coleta de informações dentro do município: 43 Recenseadores e 5 Agentes Censitários (Municipais e Supervisores).
Segundo o próprio IBGE, em Buíque, 129 pessoas se inscreveram para o cargo de Recenseador, o que dá uma concorrência de 3 candidatos por vaga no município; e 55 se inscreveram para os cargos de Agente Censitário (Municipal e Supervisor), o que dá uma concorrência de 11 candidatos por cada vaga.
Os inscritos para Recenseador farão a prova objetiva no período da manhã; e os demais, à tarde. Serão três horas e meia para a realização da prova. O resultado final está previsto para ser divulgado em 20 de maio, e os classificados poderão começar a trabalhar já no segundo semestre desse ano.
O Censo Demográfico seria realizado em 2020, mantendo uma tradição de levantar todas as informações demográficas e populacionais do país a cada dez anos, porém devido à pandemia de COVID-19 e a falta de recursos para a sua realização, ele teve de ser adiado em dois anos.
Maiores informações sobre o Censo 2022 do IBGE estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas, instituição responsável pelo certame. Os inscritos devem fazer o acompanhamento de suas inscrições e baixar os conteúdos programáticos para estudo neste site.