Imagem meramente ilustrativa |
Este Cafezinho Expresso é trazido a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora um resumo das notícias mais importantes desta segunda-feira, 07 de março de 2022:
- PANDEMIA DE COVID-19: foi ultrapassada, hoje, a triste marca de 6 milhões de mortes causadas pela COVID-19 no mundo inteiro, desde seus primeiros registros, em janeiro de 2020, na cidade chinesa de Wuhan. Só no Brasil, foram registradas mais de 640 mil mortes provocadas pela doença. O Secretário-Geral da ONU, o português António Guterres, lembrou que esse "é um doloroso lembrete de que nós não devemos baixar a guarda diante de uma pandemia" e que "em memória aos mortos, devemos garantir rapidamente que cada pessoa, em qualquer lugar, tenha acesso à vacina e aos tratamentos".
- ELEIÇÕES 2022: o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, é o mais novo membro do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Pelo menos, é o que garante alguns interlocutores da legenda nos bastidores. Segundo eles, as negociações estão muito encaminhadas, incluindo um encontro dele com o atual presidente do partido, Carlos Siqueira, e o anúncio oficial deve sair nos próximos dias. Alckmin saiu do PSDB no ano passado após 33 anos, e agora pode ser de fato candidato a vice-presidente numa chapa com Lula (PT), adversário político de mais de duas décadas. Basta o petista confirmar, nas palavras de Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB.
- ESPECIAL GUERRA NA UCRÂNIA: a terceira rodada de negociações entre representantes russos e ucranianos terminou com pouquíssimos avanços significativos para um possível cessar-fogo. Um desses pequenos avanços diz respeito à organização dos corredores humanitários. Por outro lado, o país de Vladimir Putin exige que a Ucrânia reconheça a independência dos territórios de Donetski e Luhanski, atualmente dominados por separatistas apoiados pelos russos, e que seja feita uma nova Constituição proibindo que o país ingresse na OTAN ou na União Europeia. Já do lado de Volodymyr Zelensky, a exigência é de que os russos abandonem imediatamente o território ucraniano, sem nenhuma pré-condição. A invasão russa iniciou em 24 de fevereiro, como tentativa de obrigar a Ucrânia a desistir de uma entrada na OTAN, aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Os americanos, aliás, estudam fazer um boicote à compra de combustíveis russos, como uma forma de pressionar ainda mais Putin a ceder. Em nosso canal oficial no YouTube terá, a partir das 8 da noite, mais uma reportagem especial sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, mostrando que o caso na Corte Internacional de Justiça está, aos poucos, andando.