Imagem comemorativa à marca de 2 mil visualizações alcançada e ultrapassada pelo site do Podcast Cafezinho nesta quarta-feira, dia 02 de março (Divulgação/ Podcast Cafezinho com William Lourenço) |
Este Cafezinho Expresso é trazido a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora um resumo das notícias mais importantes desta quarta-feira, 02 de março de 2022, em uma edição noturna do Cafezinho Expresso:
- ESPECIAL GUERRA NA UCRÂNIA: perto de completar uma semana de conflito no país europeu por causa da invasão da Rússia, o ministro das Relações Exteriores do país comandado por Vladimir Putin saudou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e disse que uma nova rodada de negociações por um cessar-fogo é possível. Sergey Lavrov considerou positivo o fato de Zelensky querer garantias de segurança, embora ele as tenha pedido para a OTAN, e não diretamente à Rússia. Em entrevista à rede de TV Al Jazeera, Lavrov ainda destacou que Moscou continua comprometida a desmilitarizar a Ucrânia, num sinal de que ainda quer que o país desista da inserção na aliança militar liderada pelos Estados Unidos. Uma nova conversa entre representantes dos dois países está marcada para esta quinta-feira. Já sobre as declarações de Putin de que uma terceira guerra mundial seria "nuclear e destrutiva", queixando-se também das sanções econômicas impostas ao seu país, coube ao Secretário de Estado americano, Antony Blinken, respondê-lo com a seguinte frase: "O presidente Putin pode presumir que os Estados Unidos e nossos aliados estavam blefando quando ameaçamos essas sanções. Mas como o presidente [dos EUA, Joe] Biden gosta de dizer, grandes nações não podem blefar. Os Estados Unidos não blefam”.
- NO SITE DO PODCAST CAFEZINHO: o site do Podcast Cafezinho alcançou e ultrapassou na noite desta quarta-feira a marca de 2 mil visualizações desde que entrou no ar, em outubro do ano passado. Nossos leitores diários estão presentes em 21 países nas Américas do Norte e do Sul, Europa, Oriente Médio, Ásia e Oceania. Eis a lista dos países:
- Brasil e Colômbia (América do Sul); Estados Unidos e Canadá (América do Norte);
- Irlanda, França, Grécia, Países Baixos (ou Holanda), Alemanha, Suécia, Finlândia, Rússia, Itália e Bulgária (Europa);
- Arábia Saudita, Israel e Emirados Árabes Unidos (Oriente Médio);
- Índia, Japão e Filipinas (Ásia), e Austrália (Oceania).
- ELEIÇÕES 2022: o ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, suspendeu uma ação penal que restava contra o ex-presidente Lula (PT) referente à Operação Lava Jato. O processo se tratava de um suposto tráfico de influência na compra de caças produzidos pela Suécia, por parte da Força Aérea Brasileira. Lewandowski seguiu decisão do Juiz da 10ª Vara Criminal Federal do Distrito Federal, suspendendo a tramitação da ação. A suspensão é diferente da anulação de um processo, mas permite que Lula possa, por exemplo, disputar a eleição presidencial até ser condenado em segunda instância, como manda a Lei da Ficha Limpa. Já é a vigésima quarta vitória de Lula e seus advogados na justiça.