BREAKING NEWS: CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU SE REÚNE APÓS RÚSSIA TOMAR USINA NUCLEAR NA UCRÂNIA

 

Reunião ocorre horas depois do exército da Rússia bombardear e tomar o controle da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, considerada a maior da Europa e localizada na Ucrânia, país que vem sendo atacado desde o dia 24 de fevereiro (Foto: Evan Schneider/ONU Photo)

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) está neste momento reunido na sede da entidade, em Nova York, para discutir a situação na Ucrânia após o exército da Rússia (que é membro permanente e atual presidente do Conselho) ter tomado o controle da Usina Nuclear de Zaporizhzhia, considerada a maior em atividade de toda a Europa. O Reino Unido havia solicitado a reunião de emergência.

Barbara Woodward, embaixadora do Reino Unido na ONU, afirmou que essa é a primeira vez que um Estado ataca uma usina nuclear em pleno funcionamento, o que fere as Convenções de Genebra e outras leis internacionais. Antes da tomada, houve um bombardeio que resultou em um incêndio na usina.

O sinal de alerta na usina é máximo para a Agência Internacional de Energia Atômica, que classificou a operação por parte do exército de Vladimir Putin como "não apenas inaceitáveis, mas altamente irresponsáveis". A reunião ainda está em andamento, por isso, essa matéria pode sofrer algumas alterações, à medida em que novas atualizações chegarem.

Em nosso canal no YouTube também terá uma matéria especial sobre essa reunião.


ATUALIZAÇÕES: o embaixador do Brasil na ONU, Ronaldo Costa Filho, afirmou que o Conselho de Segurança "falha" em resolver a crise e reforçou que o posicionamento do país é de exigir que os outros membros sejam mais ativos para buscar soluções que visem o cessar-fogo imediato. "Não importa quantas reuniões convoquemos, um cessar-fogo e o fim de todas as hostilidades ainda permanece uma solução evasiva", disparou o diplomata brasileiro.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem