PSB apresenta Danilo Cabral como seu pré-candidato ao Governo de Pernambuco. Partido já está há 16 anos consecutivos no comando do estado (Divulgação/TSE) |
Esta notícia é trazida a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) oficializou nesta segunda-feira o nome de Danilo Cabral como seu pré-candidato ao Governo de Pernambuco para as eleições que ocorrerão em outubro deste ano. Danilo tem 54 anos. Nascido em Surubim, já foi vereador do Recife, deputado federal por três mandatos, foi Secretário Estadual das Cidades entre 2012 e 2014, quando o governador era Eduardo Campos (1965-2014) e é advogado. Também foi Secretario de Planejamento e Gestão no primeiro mandato de Paulo Câmara entre 2015 e 2016, quando reassumiu seu mandato de deputado federal para votar a favor do impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT). O partido de Danilo Cabral tenta manter uma hegemonia no Governo de Pernambuco que vem desde 2006, quando Eduardo Campos venceu sua primeira eleição como governador.
Uma aliança nacional entre PSB e PT, que irá lançar Lula como candidato à Presidência, é dada como certa, tendo em vista que Humberto Costa, senador que cogitava disputar o governo do estado, desistiu de sua pré-candidatura e esteve presente na cerimônia de apresentação de Cabral como pré-candidato. Essa aliança partidária ainda pode contar com Geraldo Alckmin (prestes a se filiar ao PSB) como pré-candidato a vice-presidente na chapa de Lula.
Danilo Cabral já é o segundo nome oficializado como pré-candidato a Governador em Pernambuco. O primeiro foi o do advogado João Arnaldo, pelo PSOL, em 22 de janeiro. João é natural de Salgueiro, tem 47 anos e foi candidato a vice-prefeito do Recife em 2020, junto com Marília Arraes (PT), perdendo no segundo turno para João Campos (PSB) e Isabella de Roldão (PDT).
Ainda há uma indefinição sobre a oficialização de outras pré-candidaturas muito especuladas no meio político pernambucano, como a da prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), do prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL) e até do prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (DEM). Este último, se confirmado, contará com o apoio de seu pai, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB).