Leia também: Cafezinho Expresso Pernambuco- As notícias mais importantes do estado neste 7 de fevereiro
Com o aumento expressivo nos casos, internações e óbitos por COVID-19 provocados pela variante Omicron, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco informou na tarde de hoje que, a partir desta quarta-feira (09 de fevereiro), o Plano de Convivência com a COVID terá novas restrições, que valerão em todo o estado. Algumas medidas que vigorariam até o dia 15 deste mês foram alteradas, e passam a valer até o dia 1º de março.
Dentre as medidas anunciadas, estão a diminuição do limite de público em eventos: de 3 mil para 500 pessoas em locais abertos, e de mil para 300 pessoas em locais fechados. Nesses eventos ainda será exigido a apresentação do teste negativo de COVID e do passaporte vacinal, com pelo menos duas doses recebidas. Eventos corporativos, não-festivos, passam a ter um limite de até 1.500 pessoas. O ponto facultativo do feriado de Carnaval também foi suspenso pelo governador, como forma de tentar conter as aglomerações.
919 pessoas se encontram internadas em estado grave nos leitos de UTI da rede pública estadual por conta da doença e suas complicações respiratórias. Somente hoje, foram confirmados mais 1.562 casos de COVID-19 no estado e 7 mortes contabilizadas. Os óbitos ocorreram entre os dias 29/12/2020 e 05 de fevereiro desse ano. Desde o começo da pandemia, Pernambuco já contabiliza 731.104 casos confirmados e 20.736 mortes pela COVID-19.
"Sabemos de todas as repercussões econômicas, sociais e culturais em torno dessa decisão, mas não há condições sanitárias para que seja realizada qualquer tipo de festividade no período de carnaval em Pernambuco. Além disso, reduzimos a capacidade dos eventos de 3 mil para 500 pessoas e não descartamos tomar outras medidas restritivas se o número de casos continuar em crescimento acelerado”, afirmou o governador Paulo Câmara. Vale lembrar que em dezembro do ano passado, numa entrevista exclusiva para o Podcast Cafezinho, Câmara havia sinalizado que poderia sim retroceder no Plano de Convivência se os casos de COVID-19 aumentassem em Pernambuco. Àquela altura, a variante Omicron já havia sido detectada no Brasil.
“Este cenário de aceleração exponencial da variante Omicron impõe a adoção de novas medidas restritivas dentro do nosso Plano de Convivência. Por determinação do Governador Paulo Câmara, vamos continuar trabalhando para minimizar os impactos da doença, com a contratação de profissionais de saúde e a abertura de novos leitos. Mas só os esforços do Governo do Estado não serão suficientes para diminuir a circulação viral e superar o vírus. Precisamos, então, do engajamento da sociedade, com o respeito aos protocolos, o reforço nos cuidados e, principalmente, com a vacinação”, destaca o secretário estadual de Saúde, André Longo.
Somente o município de Buíque registrou hoje 105 casos confirmados de COVID-19, com uma pessoa em UTI e seis em enfermaria. Nenhum óbito foi registrado. No entanto, o município respondeu hoje por quase 7% de todos os casos confirmados no estado de Pernambuco nas últimas 24 horas.