O Podcast Cafezinho com William Lourenço, que vem acompanhando a guerra entre Rússia e Ucrânia desde seu começo na última quinta-feira, traz agora um resumo das notícias mais importantes deste domingo, 27 de fevereiro de 2022:
- Os ucranianos conseguiram conter o exército russo na cidade de Kharkiv, a segunda maior da Ucrânia. A informação foi divulgada pelo próprio prefeito da cidade. A resistência, maior do que era prevista, fez o presidente russo Vladimir Putin colocar suas forças nucleares em alerta, sinalizando que essas armas poderão ser usadas no conflito, caso a invasão fracasse por completo. De acordo com a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, mais de 4.300 soldados russos foram mortos em batalha. O exército russo admitiu hoje que teve perdas, mas que elas são várias vezes menores que a dos ucranianos mortos. Os dados mais recentes apontam que, do lado ucraniano, foram 210 mortos e mais de 1.100 feridos nos ataques. O exército russo segue rumo à capital Kiev, e prefeito da capital admite que cidade está cercada.
- O fato de Putin querer recorrer às armas nucleares fez com que a União Europeia fechasse o espaço aéreo de todos os seus países-membros para qualquer aeronave russa, seja de fabricação, propriedade ou controle. Pousos, decolagens e sobrevoos destas aeronaves no espaço aéreo de qualquer país da União Europeia está terminantemente proibido. Além disso, foi anunciado também o banimento da mídias de comunicação estatais russos do bloco. Belarus, país vizinho a russos e ucranianos, e que apoia Putin, também recebeu estas sanções. Estas são algumas das sanções mais duras impostas à Rússia até agora.
- Ainda que a Ucrânia tenha anunciado que está disposta a conversar com a Rússia na fronteira com Belarus, o país do presidente Volodymyr Zelensky está atento e desconfiado dos seus vizinhos. Isso porque embora tenha se oferecido para mediar uma reunião entre Zelensky e Putin, o país comandado pelo ditador Aleksandr Lukashenko estaria planejando atacar também os ucranianos nas próximas 72 horas. A informação foi divulgada pelo encarregado de negócios da Ucrânia no Brasil, Anatolyi Tkach, à revista Exame, baseado em relatórios da inteligência de seu país. Ontem, foi anunciado que as fronteiras da Ucrânia com Belarus e Rússia seriam totalmente fechadas.
- A Rússia conseguiu destruir a maior aeronave de carga do mundo, o Antonov-225 Mriya, que estava próxima a um hotel no entorno de Kiev, capital da Ucrânia. Ela havia sido projetada justamente para poder carregar um ônibus espacial soviético. Os danos foram considerados irreparáveis, já que o conserto custaria muito tempo e, no mínimo, US$ 3 bilhões.
Seguimos acompanhando os desdobramentos da guerra entre Rússia e Ucrânia e, a qualquer momento, podemos voltar com novas informações em todos nossos perfis oficiais.