CAFEZINHO EXPRESSO ESPECIAL: AS ÚLTIMAS NOTÍCIAS SOBRE A GUERRA ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA

 

A tensão entre Rússia e Ucrânia virou oficialmente um conflito armado na madrugada desta quinta-feira, quando Vladimir Putin autorizou que o exército russo invadisse o país vizinho (Reprodução/ Internet)

Este Cafezinho Expresso Especial é trazido a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui


O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora um Cafezinho Expresso Especial, com um resumo dos mais recentes acontecimentos envolvendo a Rússia e a Ucrânia nesta quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022:

- Após o presidente Vladimir Putin autorizar na madrugada desta quinta-feira uma "operação militar especial" dentro do território da Ucrânia, os soldados da Rússia invadiram o país tanto por terra quanto pelo ar, pelas fronteiras ucranianas com o país russo e com Belarus. As regiões de Donetski e Luhanski estão sob controle dos mesmos separatistas que, em 2014, ajudaram na tomada e indexação da Crimeia ao território russo. O exército ucraniano ainda diz que a zona onde fica a usina de Chernobyl também foi invadida. Bombardeios foram registrados no leste e no sul da Ucrânia, incluindo a capital Kiev.

- O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que "o mundo responsabilizará a Rússia" pelo ataque à Ucrânia. Além das sanções econômicas já previstas a empresas e cidadãos russos, que podem impedir que mais de US$ 1 trilhão chegue aos cofres da Rússia, há ainda a possibilidade dos americanos enviarem soldados à zona de conflito, juntamente com os outros países membros da OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte). Essa possibilidade ainda está em análise.

- O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, convocou os reservistas para ajudar a frear o avanço dos russos em seu país e ainda autorizou o uso de armas por civis ucranianos. O governo da China, pra variar, preferiu não chamar o ato de "invasão", uma vez que Xi Jiping é aliado de Putin, e pediu moderação.

- O Ministério das Relações Exteriores do Brasil precisou se mexer após diversos jogadores brasileiros que atuam em times da Ucrânia gravarem um vídeo pedindo ajuda para deixar o país. Em nota publicada nesta tarde, o Itamaraty diz que a Embaixada em Kiev prestará toda a assistência necessária aos brasileiros que residem nas zonas de conflito e pediu para que eles mantenham contato diário com a Embaixada (leia a nota completa aqui).

- Devido aos acontecimentos recentes sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia, o Podcast Cafezinho com William Lourenço antecipou a transmissão do episódio no streaming, que iria ao ar neste sábado. Nosso episódio especial já está no ar e pode ser ouvido nas maiores plataformas de streaming de áudio do mundo e em nosso canal oficial no YouTube.

Seguimos acompanhando a situação, e a qualquer momento poderemos voltar com novidades.

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem