CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 25 DE FEVEREIRO

 

Imagem meramente ilustrativa

Este Cafezinho Expresso é trazido a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui


O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora um resumo das notícias mais importantes desta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022:

Professores resolveram protestar pedindo aumento de salário em Buíque, Pernambuco (Reprodução/ Portal Dárcio Rabelo)

- EM BUÍQUE: professores da rede municipal fizeram um protesto na tarde desta sexta-feira no município do agreste pernambucano reivindicando o reajuste anual do piso nacional do magistério, divulgado pelo Ministério da Educação, de 33,24%. A Prefeitura, no entanto, anunciou um reajuste salarial de 22%. Como esse reajuste nacional é feito por lei, seu descumprimento precisa ter uma justificativa plausível, coisa que a gestão de Arquimedes Valença (MDB) ainda não fez. Os professores cruzaram os braços durante todo o dia e ainda denunciaram que algumas escolas municipais se encontram sem merenda, impossibilitando a permanência de centenas de alunos em aula. Vale lembrar que o município se encontra em uma situação orçamentária delicadíssima, como o Podcast Cafezinho já mostrou em diversas reportagens aqui no site, o que pode ser usado como justificativa, por parte da Secretaria de Educação, para o menor reajuste dos salários dos professores frente ao piso nacional.
Invasão russa na Ucrânia: Brasil vota a favor de resolução crítica à Rússia na ONU, exército de Putin pode tomar capital Kiev nesta madrugada e brasileiros deixarão país atacado de trem rumo à Polônia (Reprodução/Internet)

- INVASÃO RUSSA NA UCRÂNIA: no segundo dia da invasão do exército da Rússia no território da Ucrânia, a capital Kiev pode ser atacada e tomada ainda nesta madrugada (horário de Brasília), segundo o próprio presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Diversos bombardeios foram registrados no entorno da capital desde ontem, fazendo com que muitos civis se abrigassem nas estações de metrô. Com a escalada na violência, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil teve de acionar um plano de evacuação de seus cidadãos do território ucraniano junto à sua Embaixada em Kiev. Dos 500 brasileiros residentes no país, 200 acionaram a Embaixada solicitando a saída da área de conflito. O plano de retirada prevê o envio de oito diplomatas a Kiev para reforçar o corpo diplomático e uma evacuação ordenada e segura por via terrestre pela fronteira com a Polônia. Esse plano só foi divulgado após, em Brasília, representantes da Ucrânia, Alemanha, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido e União Europeia cobrarem uma postura mais enérgica do presidente brasileiro Jair Bolsonaro contra os ataques russos ao povo ucraniano.
Foto: Evan Schneider/ONU NEWS

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votou uma resolução condenando a Rússia pela ofensiva contra a Ucrânia, pedindo a retirada imediata do exército russo do território ucraniano. O país chefiado por Vladimir Putin, que preside o conselho e tem poder de veto por ser membro permanente, votou contra a resolução, que não foi aprovada. No entanto, outros onze países, incluindo Estados Unidos e Brasil, votaram a favor. China e Índia se abstiveram. Mesmo assim, a resolução vai ser analisada na Assembleia Geral, que conta com 193 países-membros. Essa votação mostra a fraqueza da Rússia no âmbito diplomático com os países do Ocidente, junto às diversas sanções econômicas que vêm sendo adotadas por diversos países do mundo.

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem