CAFEZINHO EXPRESSO: AS NOTÍCIAS MAIS IMPORTANTES DESTE 25 DE FEVEREIRO

 

Imagem meramente ilustrativa

Este Cafezinho Expresso é trazido a você pelo livro "Se Você Ficou Até Aqui...- As Melhores Colunas de Opinião do Podcast Cafezinho": adquira já o seu exemplar clicando aqui


O Podcast Cafezinho com William Lourenço traz agora um resumo das notícias mais importantes desta sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022:

Professores resolveram protestar pedindo aumento de salário em Buíque, Pernambuco (Reprodução/ Portal Dárcio Rabelo)

- EM BUÍQUE: professores da rede municipal fizeram um protesto na tarde desta sexta-feira no município do agreste pernambucano reivindicando o reajuste anual do piso nacional do magistério, divulgado pelo Ministério da Educação, de 33,24%. A Prefeitura, no entanto, anunciou um reajuste salarial de 22%. Como esse reajuste nacional é feito por lei, seu descumprimento precisa ter uma justificativa plausível, coisa que a gestão de Arquimedes Valença (MDB) ainda não fez. Os professores cruzaram os braços durante todo o dia e ainda denunciaram que algumas escolas municipais se encontram sem merenda, impossibilitando a permanência de centenas de alunos em aula. Vale lembrar que o município se encontra em uma situação orçamentária delicadíssima, como o Podcast Cafezinho já mostrou em diversas reportagens aqui no site, o que pode ser usado como justificativa, por parte da Secretaria de Educação, para o menor reajuste dos salários dos professores frente ao piso nacional.
Invasão russa na Ucrânia: Brasil vota a favor de resolução crítica à Rússia na ONU, exército de Putin pode tomar capital Kiev nesta madrugada e brasileiros deixarão país atacado de trem rumo à Polônia (Reprodução/Internet)

- INVASÃO RUSSA NA UCRÂNIA: no segundo dia da invasão do exército da Rússia no território da Ucrânia, a capital Kiev pode ser atacada e tomada ainda nesta madrugada (horário de Brasília), segundo o próprio presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. Diversos bombardeios foram registrados no entorno da capital desde ontem, fazendo com que muitos civis se abrigassem nas estações de metrô. Com a escalada na violência, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil teve de acionar um plano de evacuação de seus cidadãos do território ucraniano junto à sua Embaixada em Kiev. Dos 500 brasileiros residentes no país, 200 acionaram a Embaixada solicitando a saída da área de conflito. O plano de retirada prevê o envio de oito diplomatas a Kiev para reforçar o corpo diplomático e uma evacuação ordenada e segura por via terrestre pela fronteira com a Polônia. Esse plano só foi divulgado após, em Brasília, representantes da Ucrânia, Alemanha, Estados Unidos, França, Japão, Reino Unido e União Europeia cobrarem uma postura mais enérgica do presidente brasileiro Jair Bolsonaro contra os ataques russos ao povo ucraniano.
Foto: Evan Schneider/ONU NEWS

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) votou uma resolução condenando a Rússia pela ofensiva contra a Ucrânia, pedindo a retirada imediata do exército russo do território ucraniano. O país chefiado por Vladimir Putin, que preside o conselho e tem poder de veto por ser membro permanente, votou contra a resolução, que não foi aprovada. No entanto, outros onze países, incluindo Estados Unidos e Brasil, votaram a favor. China e Índia se abstiveram. Mesmo assim, a resolução vai ser analisada na Assembleia Geral, que conta com 193 países-membros. Essa votação mostra a fraqueza da Rússia no âmbito diplomático com os países do Ocidente, junto às diversas sanções econômicas que vêm sendo adotadas por diversos países do mundo.
William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem