SAÚDE: NOVEMBRO AZUL BUSCA CONSCIENTIZAR HOMENS DA PREVENÇÃO AO CÂNCER DE PRÓSTATA

 

Imagem meramente ilustrativa (Foto de MART PRODUCTION no Pexels)

Durante todo este mês será realizada a campanha do Novembro Azul, que busca conscientizar os homens a quebrarem certos preconceitos e fazer os exames preventivos para detecção do câncer de próstata e de pênis. Essa campanha surgiu em 2003 na Austrália, e logo se espalhou pelo mundo.

O câncer de próstata é um dos tipos mais frequentes (o segundo mais detectado em homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma) e mais letais também: segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada cinco homens acometidos com câncer, um tem um tumor detectado na próstata. Somente no ano passado, mais de 16 mil homens morreram por causa dessa doença no Brasil. A próstata faz parte do aparelho reprodutor masculino, e é responsável por produzir o fluido que nutre e protege os espermatozoides no sêmen, deixando-o mais liquido. O câncer de próstata surge de forma silenciosa, e a maioria dos acometidos só procuram ajuda médica quando sentem sintomas como sangramento ou dor ao urinar, o que indica um estágio mais avançado ou mesmo irreversível do tumor. Por isso, recomenda-se que o homem comece a ir ao urologista a partir dos 45 anos, para a realização de exames rotineiros, como os de toque e de sangue. Quem tem histórico de câncer na família, ainda que não seja diretamente relacionado com a próstata, deve ficar ainda mais atento. Os tratamentos mais recomendados são a radioterapia, o tratamento hormonal ou até mesmo a cirurgia para retirada do tumor.

Já o câncer de pênis ocorre em cerca de 2% dos homens, é ainda mais agressivo que o de próstata e tem como principais causas o papilomavírus humano (ou HPV, doença sexualmente transmissível) e o fato de muitos homens não lavarem adequadamente o próprio pênis. Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, entre os anos de 2019 e 2020, 6 mil homens foram diagnosticados com câncer de pênis no Brasil e 1 mil tiveram de amputar o órgão por meio de cirurgia, seja parte dele ou todo. Nesse mesmo período, 459 homens morreram em decorrência desta doença, a maioria deles nas regiões Norte e Nordeste.

O sinal de alerta para o câncer de pênis é qualquer ferimento que apareça no órgão e que não cicatrize entre duas a três semanas. Caso isto ocorra, deve procurar imediatamente o urologista para avaliação. E a higiene deve ser feita com água e sabão, puxando a pele e lavando todo o membro.

Os homens têm bem mais receio e vergonha de procurar ajuda médica, deixando o cuidado com sua própria saúde de lado e até sendo preconceituosos com aqueles que se cuidam. Tire apenas pelas associações que são feitas ao exame de toque. Esse comportamento pode desestimular que eles se cuidem, e até matá-los. Neste período de pandemia, a procura por estes exames preventivos infelizmente diminuiu (21% nas biópsias e 27% nos exames de sangue). O INCA prevê que em 2021, 65 mil novos casos de câncer de próstata serão detectados no Brasil, 3 mil deles só em Pernambuco. O diagnóstico precoce eleva a chance de cura da doença em 95%.

Por isso, você, homem, que está lendo esta matéria, não deixe de se cuidar. Informe-se, procure o médico, previna-se. Cuide-se!

William Lourenço

Postar um comentário

AVISO: qualquer comentário que seja desrespeitoso ou ofensivo, ou que viole os Termos de Uso deste site, será automaticamente excluído pelos nossos administradores e, se necessário for, repassado à nossa Assessoria Jurídica para a tomada das devidas medidas cabíveis, dentro do que manda a legislação brasileira.

Postagem Anterior Próxima Postagem